>

..

Por Allyne Araújo, participação toda, e mais que, especial: Rita de Cássia..
Visitem o meu novo blog: Coffee Break ♫

escolha o idioma...

Nascimento dos Brejos...

Tudo começou numa manhã ensolarada, e o sol tava bem quente mesmo, numa pacata cidadezinha do Tocantins, que muitas pessoas entendem como terra de índios, ai ai mas isso é outra história.

Bem, duas garotas se encontram, sim elas são comparsas, e decidem criar vários mistérios  para que o mundo possa ajudá-las a compreender os devaneios da vida...
Minha nossa isso tá parecendo começo de história de “bang bang”, sei lá, parece que estamos no Texas.

Mudemos o caminho então.

Mas permanece a manhã ensolarada, a cidadezinha de índios, duas garotas e os mistérios...
Isso me lembrou foi um livro do Mark Twain: “um mistério, um assassinato e um casamento”.
Bem tô enrolando, mas é de propósito, por favor, não saiam até as cenas dos próximos capítulos!

Não nos apeguemos a datas, por favor, isso me deixa até com dor de cabeça porque me lembro daquelas aulas chatas de história em que tínhamos que decorar aquele horror de números indigestos.

Perdoem-me, mas a falta das datas, em parte também, é porque não me lembro.
Mas me diga, é possível uma mãe esquecer o dia do nascimento de um filho?
Isso só vou saber quando tiver um... e lá vou eu delirando...

Introduções à parte, quando os brejos ainda nem pensava em nascer, eu já sonhava com ele... Bem, e vocês sabem que sonhos não são muito claros. Enfim, o êxtase nasceu primeiro que os brejos, e uma das comparsas, por codinome: Nine, infectou Pearl com uma chama fulgurante de desejo que formigava na mente e nos dedos...

Então, o coração encheu-se de oxigênio, sangue, nutrientes, bombeou pelo corpo, levou até o cérebro, este interpretou o sentimento – e tudo isto em frações de milésimos de milésimos, ou seja, lá que medida for à menor- e catabimba! Os brejos nasceram com o nome inicial de “tô dentro!”.

Tem um misterinho implícito aí nesse nome, que vou explicar agora.
Esse título era uma conversa com o êxtase, tipo a resposta ao estímulo infectante de Nine- bem, que fique claro que Nine não é um novo tipo de bactéria por favor, mas utilizei infectar por ser um verbo muito profundo...

Então os brejos deram seu primeiro passinho, pena que não tirei foto, e ele me disse: “mamãe não quero mais esse nome”. Caraca! que ser precoce, aprendeu a  andar e falar ao mesmo tempo. nem parece meu filho... rsrs

Mas o diálogo com o êxtase ainda permanece e vai perdurar espero que por muito tempo, aliás, os dois são irmãos e têm que ser unidos mesmo que seguindo caminhos diferentes, certo?

O título: os brejos ao redor de minha alma agreste surgiram de algumas reflexões, em certas horas da madrugada, neném chorando, eu acordando atordoada...

Enfim, minha mente deu assim uma reviravolta, um “crock” e percebi que o que mais me atrai na natureza é, a natureza! Mas tem um lugar que me chama muito a atenção que são os brejos, acho que tem muito a ver comigo.

Às pessoas preferem ir a praias,montanhas,cachoeiras- não que eu não ame esses lugares, são belíssimos- mas ocorre que são lugares-comuns, muita gente vai ou prefere ir até eles do que visitar um brejo.

Afinal o que há de encantador num brejo? Muitos detalhes imperceptíveis a olho nu, que só são descobertos com algum trabalho.

É isso que atrai num brejo, essas implicitudes que clamam silenciosamente, por um olhar mais atento, porém não mendigam por esse olhar, continua imponente, sendo ele mesmo, mas sabe ser doce e aconchegante com quem quer que aprece para caminhar a seu lado...

Mas brejos aqui tomam conotação de pensamentos.
Pensamentos estes que vão surgindo, com algum pesar às vezes, e que se cofiguram e reconfiguram-se no interior de nossas almas agrestes, ariscas, selvagens, em constante mudança.
E aí que se encontra a graça de viver, a cada novo brejo, uma nova experiência, uma nova interpretação na elipse da dialética hermenêutica do nosso ser em "construção".

Fim da história
Será?

Um comentário:

Liza Leal disse...

Oi Allyne!
Q os brejos registrem cada novo dia, c/a beleza q vi por aqui.

bj
adorei a visita!
=)

Related Posts with Thumbnails